Café filosófico: como ensinar em um mundo em que há hiperabundância de informações?

27 de agosto de 2014 92 Por michelleprazeres

excesso2Ontem, estive no Café Filosófico, para conversar e aprender muito. Sentados em roda, conversamos sobre os desafios para educadores em uma sociedade em que há muita informação disponível.
Ouvi atentamente a exposição do professor João Teixeira, e em seguida fiz uma exposição em que pontuei sobre a era dos excessos de informação como um desafio sim, mas como uma oportunidade.

Compartilho abaixo alguns pontos do roteiro da minha fala.

Os indivíduos (e nossos alunos) estão envolvidos em um processo socializador que tem profunda relação com a produção de informação.

Além das matrizes de socialização “tradicionais”, como a família, a escola e a religião, a mídia / a comunicação / a esfera pública comunicacional e tecnológica tem um papel crescente na formação das pessoas.

À primeira vista, temos UM DESAFIO que diz respeito a pensar o papel de cada campo social neste jogo em que as fronteiras estão tão híbridas.

A meu ver, trata-se de UMA OPORTUNIDADE de retomada dos valores e práticas da EDUCAÇÃO POPULAR.

Os papéis se reorganizam, as relações se reconfiguram.

Devemos estar, mais do que nunca, atentos a tudo que os alunos trazem como contribuição para o processo educativo / de aprendizagem.

Estas informações, que a princípio assustam por parecer abundantes, podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, se as trouxermos para a roda.