Aqui estão algumas obras, publicações e produções de minha autoria, seja sob a forma de produção individual ou coletiva.
Busquei postar aqui as que estão disponíveis na web.
COMUNICAR DEVAGAR: COMO O ENSINO, A PESQUISA E A PRÁTICA DE JORNALISMO PODEM SE INSPIRAR NO MOVIMENTO SLOW PARA DESACELERAR
Resenha – do livro “The slow professor: challenging the culture of speed in the Academy” – publicada na nova edição da Revista Líbero, que traz o dossiê “Política Brasileira e Sociedade do Espetáculo”.
Empresa HD, aluno monitor: a Microsoft e a construção da crença nas tecnologias
Artigo publicado na Revista Educação e Pesquisa, publicação da Faculdade de Educação da USP.
Publicação “Em Questão 11 – Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula” que traz resultados da pesquisa de mesmo nome realizada pela Ação Educativa com apoio da Wikimedia Foundation entre março e agosto de 2014.
Fui responsável pelo relatório parcial da pesquisa de campo que serviu como subsídio para o desenvolvimento do relatório final. Traz uma fundamentação teórica e primeira análise das entrevistas.
Outros artigos, posts e publicações sobre educação, tecnologias, direitos humanos, sociedade civil e gênero podem ser encontrados no meu Currículo na Plataforma Lattes.
Artigo “INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA DEFESA DOS DIREITOS E BENS COMUNS“, com Vera Masagão Ribeiro, para a Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Organizações Sem Fins Lucrativos brasileiras – TIC OSFIL 2012, do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br.
Artigo “Mídia, política e esfera pública machistas”. Publicado No Cadernos de Crítica Feminista, em 2012.
Artigo “Corpos roubados“, sobre violência obstétrica. Publicado no livro “A quem pertence o corpo da mulher”, em 2013.
TV Digital: atropelos e mitos de um processo que não terminou. Artigo publicado na ComCiência: REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO, em 2006.
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DE ADULTOS E COMUNICAÇÃO: UM ESTADO DA ARTE 1999 A 2006. Artigo publicado na Revista e-curriculum, em 2009.
Minha Tese de doutorado.
Entrevista sobre a Tese concedida ao Programa Fala, doutor!, da UnivespTV.
Entrevista sobre a Tese publicada na Agência USP.
PRAZERES, Michelle. A moderna socialização escolar: um estudo sobre a construção da crença nas tecnologias digitais e seus efeitos para o campo da educação. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Cartilha: Comunicação para direitos, cooperação, sustentabilidade e desenvolvimento. Processo de Articulação e Diálogo – PAD. Publicada em 2014. Versão em Português.Versão em Inglês.
PADILHA, Marcia, COUTINHO, Marcia, PRAZERES, Michelle. Inovação tecnoeducativa: um olhar para projetos brasileiros, São Paulo, Fundação telefônica/OEI, 2012.
Disponível para download.
Radicalizar a democracia. Relatório ABONG 2006 a 2010. Redação e edição.
Disponível aqui.
BRANT, João; MOYSES, Diogo; e PRAZERES, Michelle. Contribuições para a Construção de Indicadores do Direito à Comunicação. Intervozes, São Paulo, 2010.
Disponível para download.
Um mundo de mídia: diálogos sobre comunicação e participação. Editora Global: São Paulo, 2009. Livro publicado com Giovanna Modé. Não disponível online.
Minha dissertação de Mestrado.
PRAZERES, Michelle. Redes Glocais – Articulação política e mobilização social na civilização mediática contemporânea. defendida na PUC-SP. Outubro de 2005.