Reforma política urgente e necessária! Mas de que reforma falamos?

30 de outubro de 2014 0 Por michelleprazeres

Durante a campanha eleitoral para Presidência da República, a reforma política foi uma agenda muito disputada. Ao ser reeleita, a presidenta Dilma Rouseff anunciou que a reforma seria uma prioridade no seu novo mandato.

E a reforma virou a “bola da vez”. Muitas pessoas estão dizendo que ela é urgente e necessária. Mas de que reforma estamos falando?

Para mim, não se trata de reforma do sistema eleitoral e sim de uma profunda reforma do sistema político, que amplie a democracia. Movimentos da sociedade civil estão construindo propostas para esta reforma há algumas décadas. Sugiro humildemente que reconheçamos esta luta histórica e não achemos que a reforma é a “modinha” da vez.

Para ser reforma tem que ser ampla, democrática e participativa e precisa mexer nas engrenagens do nosso sistema político em pelo menos 5 eixos:

* Fortalecimento da democracia direta
* Fortalecimento da democracia participativa
* Aperfeiçoamento da democracia representativa
* Democratização da comunicação
* Democratização e transparência do Poder Judiciário.

Aqui seguem alguns links de movimentos e plataformas que operam nesta chave:

http://www.reformapolitica.org.br/
http://www.plebiscitoconstituinte.org
http://www.reformapoliticademocratica.org.br/

Há alguns anos, escrevi com Jose Antonio Moroni, um artigo sobre o tema, que articula a luta pela reforma política à bandeira da democratização das comunicações. Outros artigos e análises podem ser encontrados aqui.