TEMPO, TECELÃO DO FAZER

TEMPO, TECELÃO DO FAZER

30 de agosto de 2018 Off Por michelleprazeres
Colaboração para o blog da Revolução Artesanal esta semana: “quando fazemos algo com as mãos somos autores do nosso tempo”. Artigo na íntegra.

Você é autor do seu tempo?

No seu dia-a-dia, você escolhe usar seu tempo para prioridades (suas) ou para urgências (que o mundo te apresenta)?

Já parou para pensar para o que você gostaria de dedicar mais tempo?

E para o que gostaria de empenhar menos tempo?

Esta é uma das provocações que me ocorreram quando os parceiros da Revolução Artesanal me convidaram para fazer esta reflexão sobre o tempo e o fazer manual.

E realizei que quando fazemos algo com as mãos, somos autores do nosso tempo. A autoria pressupõe que reconheçamos nosso ritmo (e que a partir dele, dialoguemos com o tempo do vir-a-ser produzido do que vamos colocar no mundo). A autoria manual pressupõe que nos conectemos com este ritmo e que assumamos sua singularidade. E que olhemos para este ritmo com um dos componentes fundamentais da produção do autor-fazedor artesanal.

Quando fazemos com as mãos, nos dedicando a algo do qual somos autores, o tempo encarna no que produzimos. O que produzimos é algo que nasce do tempo da criação, da reflexão, da dedicação, da mistura entre este tempo e os materiais que usamos, os pensamentos que nos ocorrem, os afetos que experimentamos enquanto fazemos.

Quando produzimos artesanalmente, conduzimos à existência como um todo orgânico e “produtificado” algo que só existia antes em fragmentos. E que agora está reunido em algo pela costura do tempo e das mãos.

Tempo e mãos costurando juntos constroem texturas de sentidos únicos. Existe ali, depois do processo de criação, um produto pra chamar de seu. Que não é escalável. É singular. E desfruta desta condição por ser de sua autoria.

Qual o tempo da autoria? O tempo da autoria é um tempo de conexão, de vínculo, de envolvimento, de comprometimento com o que está sendo criado. Um tempo de relação. O tempo do autor é o tempo do deixar-se mobilizar pelo seu objeto e do permitir-se conduzir por seu olhar, ao mesmo tempo em que reflete sobre este olhar.

Que olhar o autor lança para a sua criação? O olhar do tempo da presença, da atenção plena. O olhar do cuidado. O olhar do reconhecimento.

Em geral, quando somos autores e sujeitos de algo que colocamos no mundo, este fazer desperta sentimentos de afeição e carinho que retornam para o autor em forma de gratificação.

Esta sensação de que engrandecemos e enobrecemos quando somos autores pode estar fundamentada, entre outras coisas, no fato de que, quando somos autores, somos senhores do nosso tempo, no nosso ritmo.

Veja também os artigos Conecte-se com Você e Auto Conhecimento e Conexão Interna

Vamos junto ser autor de nosso tempo, participe desta revolução. Inscreva-se em nossa newsletter.

|| Michelle Prazeres, do Desacelera SP, escreveu este lindo texto sobre o tempo que nos é tão precioso e o quanto somos autores do nosso fazer. A Revolução Artesanal é parceira do Dia Sem Pressa | Slow Day: um evento de mobilização para uma vida simples e desacelerada na cidade de São Paulo.  que acontecerá no dia 22 de setembro. Estaremos participando da Estação do Fazer oferecendo oficinas do fazer manual. Veja o que preparamos para este Dia Sem Pressa | Estação do Fazer. ||