O futuro do bem-estar
No último dia 25 de janeiro, aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo, estive no Cidade do Futuro para conversar com Camila Jankaski e Dr. Sandra Doria sobre o futuro do bem-estar e a sociedade do cansaço.
Falamos sobre a importância de um compromisso sólido e coletivo com o bem-estar, desde os indivíduos, passando pelas organizações e chegando no poder público.
Veja a ementa do evento:
Precisamos refletir sobre as nossas escolhas, como sociedade e como indivíduo. Pelos olhares social, científico e de negócio, quais são os caminhos para uma cidade do futuro ser verdadeiramente acolhedora para um bem viver?
A sociedade do cansaço (assim nomeada por Byung-Chul Han) e o regime 24/7 produzem ambientes desumanos e pessoas encapsuladas sem condições de sair do automatismo. Precisamos desacelerar e encontrar o que resgate philia, comum, sentido de pertença, convivências e comunidades. Isso é dificultar nossa querida agenda do cuidado e da desaceleração.
Painelistas: Camila Jankaski | Designer empreendedora. Co-fundadora da Cochilo, há mais de 10 anos coloca as pessoas para dormir. Co-fundadora da rede Futurar, em que atua em projetos de inovação para o bem estar social e ambiental.
Dr. Sandra Doria | Médica otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono .Pós doutoranda na Unifesp e Membro do corpo clínico do Instituto do Sono SP
Michele Prazeres | Jornalista, educadora e pesquisadora. Idealizadora do DesaceleraSP, do Dia sem Pressa (primeiro festival da cultura slow do Brasil) e da Escola do Tempo (bem estar, saúde mental e letramento temporal).