#BrequeAFriday: desacelerar o consumismo 

#BrequeAFriday: desacelerar o consumismo 

13 de novembro de 2023 Off Por michelleprazeres

Infância sem Excesso e Instituto Desacelera convidam adultos interessados nas infâncias a refletirem sobre os excessos de consumo no dia da Black Friday. Campanha traz humor e soluções lúdicas, criativas e, principalmente, embasadas pelas importâncias de desatrelar a infância do consumismo.

“O consumismo nubla o tempo da infância e da vida adulta e das relações entre pessoas e meio, produzindo formas inférteis de estar no mundo”, afirma Elisa Lunardi, idealizadora do movimento Infância sem Excesso. “Precisamos parar para pensar se consumir tanto é mesmo necessário. Quando fazemos isso, desativamos uma espécie de ação que realizamos apenas porque estamos no automático. E desacelerar é sair do automático”, explica Michelle Prazeres, fundadora do Instituto Desacelera. 

Juntando estas duas premissas, as ativistas se uniram para criar uma campanha de “desincentivo ao consumo”, que busca no bom humor e na leveza da sugestão de “brecar’ a black friday”. “Em momentos mais consumistas, como o dia da Black friday, acreditamos que precisamos proporcionar às famílias pausas e respiros e às crianças o que é essencial a elas, como um black “Free day” a brincadeira, a arte e a preservação da natureza, transformando as celebrações em ciclos férteis a serem guardados na memória”, diz Elisa.

Com as hashtags #BrequeAFriday e #BlackFreeDay, em formato de desafio, as ativistas vão mobilizar outros ativistas, artistas e influenciadores para apoiarem a ideia de uma vida com menos consumo e mais natureza para as crianças.

Quer entrar na brincadeira?

Se você quiser participar da campanha, grave um vídeo sugerindo uma troca “Que tal trocar…?” e poste com as hashtags da campanha. #BrequeAFriday e #BlackFreeDay,

A Infância sem Excesso é um movimento educativo criado por Elisa Lunardi, tem como propósito cuidar da Infância e do meio. Com a proximidade das datas comemorativas, fazem campanhas e geram conteúdos, com ideias simples, para que todos se sintam convidados a expandir a infância dentro de si e percebam que é possível descolar as celebrações dos apelos comerciais.
O Instituto Desacelera é uma associação civil sem fins lucrativos fundada por Michelle Prazeres, que atua como desaceleradora de pessoas e organizações fazendo formação e reflexão; mobilização e ativação de rede; produção e curadoria de conteúdos relacionados ao bem-estar, à saúde mental e ao universo do movimento slow. Lidera a Escola do Tempo e criou o Dia sem Pressa, o primeiro festival da cultura slow do Brasil e um dos maiores eventos de wellbeing e saúde mental de São Paulo. Nasceu depois de sete anos de atuação da iniciativa DesaceleraSP.

Informações à imprensa 

Elisa Lunardi – Infância sem ExcessoE-mail: infanciasemexcesso@gmail.comTel (11) 966055885 – Elisa LunardiSite: www.infanciasemexcesso.com.brInstagram: @infanciasemexcessoMichelle Prazeres – Instituto DesaceleraE-mail: michelleprazeres@gmail.com Site: https://www.desacelera.org.br/Instagram: @desacelerasp@institutodesacelera | @midesacelera