Estudo “Saúde Mental de Profissionais de Captação de Recursos”

Estudo “Saúde Mental de Profissionais de Captação de Recursos”

5 de fevereiro de 2024 Off Por michelleprazeres

Participei do Comitê Científico e fiz a revisão técnica da publicação “Saúde Mental de Profissionais de Captação de Recursos”, que sistematiza os achados da pesquisa realizada em 2023 pela Mobiliza com apoio da Plataforma Conjunta.

Reproduzo abaixo o conteúdo publicado pela Conjunta aqui.

Este conteúdo aborda os impactos na saúde mental dos profissionais de captação de recursos.

Em um contexto onde a sustentabilidade financeira das organizações é desafiadora, a pesquisa destaca os significativos impactos enfrentados por esses profissionais. O estudo exploratório conduzido pela Mobiliza com o apoio da Plataforma Conjunta.

Na fase qualitativa, 100% dos entrevistados compartilharam experiências que afetaram diretamente sua saúde mental durante o exercício de suas funções, com depoimentos marcantes destacando a intensidade desses desafios. Na abordagem quantitativa, 62% dos profissionais enfrentam situações que constantemente ou frequentemente abalam sua saúde mental, sendo sobrecarga, dinâmica da equipe e falta de conexão com a organização os principais fatores de estresse.

O estudo também propõe reflexões e recomendações, buscando iniciar uma discussão sobre o tema e fomentar análises mais profundas, com o objetivo de apresentar estratégias para mitigar os desafios enfrentados pelos profissionais de captação de recursos.

Acesse aqui a gravação do evento.

Acesse aqui o sumário do estudo.