24/7: Dia da consciência sobre o tempo

24/7: Dia da consciência sobre o tempo

17 de julho de 2024 Off Por michelleprazeres

Parecem convites incômodos para você? Pois é. Em um mundo que acelera e nos pressiona por velocidade e pressa, descansar virou privilégio. Mas é direito. E não é responsabilizando cada pessoa por seu próprio descanso que vamos avançar. Quando fazemos isso, geramos frustração de quem não consegue, raiva de quem não pode, privilégio para quem tem condição. Quando entendemos o descanso, a desconexão e a desaceleração como direitos, queremos afirmar que precisamos de transformações estruturais para que todas as pessoas possam pausar. Precisamos mudar mentalidades, culturas e políticas.

No próximo dia 24/7, faremos uma ação de promoção do descanso, que busca democratizar as possibilidades de acesso à pausa.
24/7: dia da consciência sobre o tempo.
Dia de pensar que descanso é direito.
E que temos muito a avançar em relação a nossa concepção de bem estar, cuidado e saúde mental se quisermos construir uma sociedade orientada ao bem viver.
……

Aproveitando a coincidência com a expressão 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana), entidades organizam uma programação especial para a data, que incluirá atividades, vivências e reflexão sobre a vida acelerada e alternativas para desacelerar

A expressão 24/7 significa 24 horas por dia, 7 dias por semana. O tempo da conveniência é também o tempo que tem deixado as pessoas exaustas e com a sensação de que não existe tempo livre. Pesquisa Datafolha realizada em 2023 revelou que 43% da população brasileira vive na velocidade x 2 e 82% concordam que gostariam de viver uma vida mais artesanal. Nesta mesma pesquisa, 46% das pessoas afirmam querem dedicar mais tempo para o que gostam e 44% gostariam de estar mais presentes para relações importantes. 

Sensíveis a esta realidade e aproveitando a coincidência com a expressão, no dia 24/7, movimentos, organizações e entidades envolvidas com o movimento slow no Brasil promovem o Dia da consciência sobre o tempo.

“Nesta campanha, vamos dar visibilidade a projetos que estão promovendo a resistência à temporalidade 24/7 e à disponibilidade absoluta e promovendo a cultura do descanso, da pausa, da contemplação, e buscando democratizar o acesso ao cuidado, ao bem-estar e à saúde mental no Brasil”, afirma Michelle Prazeres, fundadora do Instituto Desacelera e curadora da iniciativa.

O objetivo da iniciativa é sensibilizar as pessoas para que compreendam porque a vida está acelerada e para que possam acessar e experimentar alternativas de pausa, respiro e descanso. “Nossa grande missão é democratizar o acesso ao descanso e Pa desaceleração, pois sabemos que a cultura da velocidade atravessa a vida das pessoas de diferentes formas, de acordo com a condição de cada um/a, afirma Prazeres. 

Além da campanha, que está sendo ativada nas redes sociais, a programação do dia contará com uma série de atividades:

Brincar com Elementos da Natureza; Experiência gastronômica; Flow Yoga; Massagem; Workshop de presença; Práticas corporais chinesas; Yoga e eutonia; Oficina de Escritas regenerativas; Exibição de espetáculo; Encontro online sobre costura; Bate papo sobre aceleração e saúde mental; Oficina de autocuidado; Roda de bordado; Concerto meditativo com tigelas tibetanas; Oficina de prática corporal; e Live com a campanha Escolha a calma

Algumas destas atividades serão presenciais (em diversos locais do Brasil – consulte programação) e outras online; boa parte gratuita, algumas com contribuição consciente

Esta é uma ação em parceria do Instituto Desacelera @institutodesacelera e da iniciativa @vitacontemplativa e é liderada por Michelle Prazeres @midesacelera e Fabrício Gore, do Clube do Offline @fabriciogore

Confira aqui as atividades e iniciativas que fazem parte de nossa ativação.