Oficina de leitura crítica da mídia para professores

6 de outubro de 2014 0 Por michelleprazeres

foto 4No último sábado, dia 4, estive na minha querida “casa”, a Ação Educativa, onde conduzi uma oficina de leitra crítica da mídia para professores do projeto Nepso – Nossa Escola Pesquisa a Sua Opinião.

A oficina tinha como objetivo sensibilizar os professores para o processo de produção jornalística, de modo a construir um olhar mais ampliado e critico para a mídia.

Por meio de palavras geradoras, trazidas à  roda pelos participantes, fizemos uma conversa inicial sobre o que é jornalismo e alguns pontos-chave do processo de construção da notícia (listo estes pontos abaixo).

Em seguida, o grupo foi dividido em dois para um exercício, que consistiu na simulação de um episódio real, que geraria duas coberturas diferentes, por parte de dois jornais criados na oficina.

Cada grupo de repórter recebeu orientações de uma editora e foi apurar as notícias.

Por meio desta dinâmica, os professores puderam questionar as noções de isenção e imparcialidade e pensar no processo de construção da notícia, seleção de fontes e escolha das informações e das formas de comunicar o mesmo fato.

foto 3

Pontos debatidos na oficina:

1. O jornalismo, o jornalista, as empresas de comunicação.

2. O processo jornalístico como processo de manipulação de informações.

3. A estrutura da comunicação no Brasil